Pediram pra que eu explique o que é o feijão de preto velho, a panela da Vó.
O terreiro Pena Verde, todo mês de maio ás véspera do dia das Mães, faz um ritual que já dura mais de 30 anos.
É a panela da Vó Rosa, como é chamada entre nós filhos médiuns.
Sabemos que a feijoada é um alimento comum e pode ser encontrado em qualquer restaurante. Mas…
Feijoada no terreiro é comida sagrada para preto velho.
Sagrada por causa da forma a ser preparada;
É de suma importância e sagrado todo alimento que comemos no dia a dia. Durante este nosso alimento energético físico em nossa correria material,
cozinhamos muitas vezes com a preocupação somente da necessidade de comer. O Alimento num ritual de Umbanda é diferente. A nossa comida comum torna-se alimento Sagrado ritualístico.
No caso da “panela da Vó Rosa.”
Esta é a feijoada da Família Pena Verde .
A feijoada de nossa preta velha tem todo um ritual especial que nos envolve numa energia de amor de paciência e de calma, desde a nós filhos quanto aos amigos e colaboradores. Quando a Vó vem pra ensinar, tudo é conhecimento, alegria, é harmonia enquanto vamos aprendendo.
Cantando pontos escutamos os ensinamentos oral prático, tomando conhecimento da forma de como fazer uma comida de preto velho no ritual. As pessoas que estão do lado de fora não tem a noção do que é o ensinamento de uma preta velha. A manipulação natural dos alimentos.
os temperos, é de uma simplicidade tão comum aos pretos velhos, que para alguns filhos na jovialidade, na praticidade desta geração se torna difícil
manusear os vegetais e temperos verdes; como por exemplo, o corte de um couve, salsinha, cebolinhas. Antes de iniciar o cozimento os filhos são preparados para o evento, de acordo com o que a vó quer ensinar.
São escolhidos os que cortam as carnes, aqueles que cortam os legumes,
vegetais e raízes, os que cuidam do fogão à lenha e das panelas.
Há também, aqueles que já foram iniciados, que passarão a ter outras obrigações como:
- Consagrações, as defumações, os cantos o encanto do dia enfim. Dizem que a casa de Umbanda cheira, e cheira uma semana antes, a erva e defumação, tudo isto é extremamente dirigido com ordenação. Cabe também os preceitos do antes e do depois, o ensinamento de como sermos humildes, e trabalhando o relacionamento entre todos irmãos. Esta humildade desde o começo do ritual ao pedir os ingredientes da panela e convidar a todos. Ninguém vai a um terreiro de mão abanando diz Vó Rosa, todos podem comer e não é de direito cobrar, mas de pedir os ingredientes sim, todos os terreiros tem a mesa farta. A feijoada em si ritual de preferência, deverá ser cozida em fogão a lenha. Quanto mais convidados, quanto mais a panela crescer, é sinal de que o terreiro esta se afirmando no local e que realmente a comunidade esta presente. É sinal de alegria, de que a religião esta em livre desenvolvimento, não sendo mais preciso esconder-se. Tudo é encanto, é magia. Com cada historia contada por nossa vózinha, acaba dando a nós um sentido melhor da vida e o devido valor a estes “guias” em sua humildade, sua paciência para a nós ensinar, que nos fala, aos conselhos amorosos.
- É,… como digo, são pretos? Talvez sim, talvez não, vovó me ensinou que nem todo preto velho é preto, e nem todo preto é velho, nem todos foram escravos, mas… se são pretos ou velhos, são de alma branca sim senhor.
Esta é a panela ritual da Vó Rosa
Vó Rosa trabalha na irradiação dos Tronos divinos da Evolução pertencentes ao Pai Obaluaiê e Mãe Nanã, mas chega na Lei de Umbanda na linha de Preta Velha sob as forças de Iemanjá. Mãe e Senhora da Geração.
Uma panela mágica e cheirosa .
É uma grande alegria pra Vó Rosa ver a todos em sua companhia.
Esta é uma das oferendas ritualística mais importante do nosso terreiro.
Vó Rosa diz assim:
Que abençoe a todos os seres viventes na terra abençoada de Pai Oxalá
E que este alimento, alimente o corpo e a alma daqueles que tem fome
Que este alimento seja de amor, de fé e de prosperidade para todos nós com a saudação:
Deus de todos os deuses que se torna um Deus só.
Deus Pai + Deus Flho + Deus Espírito Santo.
Saravá. Amém.
DBS.
Ameiiii
Amei e lindo,umbanda e amor caridade.❤️🍀