PRECEITOS

Depurativos da Mente, do Espírito e do Corpo.

Os preceitos pode dizer respeito a uma doutrina, mandamento ou ensinamento. Podem ser os mandamentos ou bases de uma determinada religião e por isso são comuns essas expressões. Praticar regra, norma ou abstenções voluntárias em benefício da positivação ou negativação de cada um.

RESGUARDOS E CUIDADOS

Mesmo que não seja um trabalho mediúnico de incorporação, para qualquer tipo de afirmações espirituais no dia, todos devem manter o equilíbrio procurando fazer os banhos de ervas, manter abstinência sexual, alimentação adequada evitando comidas muito fortes, não beber e vestir o uniforme branco (salvo exceções de trabalhos específicos).

Quantos e quais são os preceitos?
Existe variações de acordo com cada casa e com cada tipo de trabalho a ser realizado, porem independente de todos os preceitos, o médium deve abster-se durante o trabalho mediúnico de celulares, joias, bijuterias, objetos metálicos e dinheiro; enfim o médium deve procurar estar o mais puro possível para ingressar na gira, ou em qualquer trabalho mediúnico, existem três preceitos comumente usados, são eles:

PRIMORDIAL: Que é o preceito indispensável a todos os médiuns sem exceção, como preparativo para os trabalhos mediúnicos nas sessões de terreiro, e se dividem em 7 itens:

• Uso de roupa apropriada e pré determinada para o trabalho mediúnico;
• Isenção de sexo, pelo menos 8 horas antes do início dos trabalhos mediúnicos;
• Isenção de ingestão de produto animal que dependa do sacrifício do mesmo, inclusive peixes que deverá ser no mínimo de 24 horas antes do trabalho mediúnico.
• Isenção nas 12 horas anteriores ao trabalho mediúnico, de maus pensamentos (ódio, orgulho, inveja, vaidade).
• Banho de descarga, conforme determinado a cada um.
• Pontualidade ao início da corrente fraterna.
• Entregar-se ao trabalho espiritual sem a preocupação com a hora do término do mesmo.

OPCIONAL: Em complemento ao primordial, é determinado pelo Orientador Espiritual ou pelo Chefe do terreiro, para determinados médiuns com graus iniciáticos:
• Isenção de produtos animais, mesmo que não dependam do sacrifício dos mesmos. Exemplo: manteiga, queijo, ovos, leite, etc;
• Banhos de descarga especiais e específicos;
• Firmeza extraordinária do Anjo de Guarda.

OCASIONAL: É o preceito de emergência, que somente é praticado em casos extremos ou quando necessário um trabalho mediúnico fora do terreiro em caráter de urgência. (exemplo: em hospitais ou casa de consulentes)
• Pedir licença e salvar o Orixá TEMPO;
• Mentalizar o Mestre Jesus invocando à Ele a permissão do trabalho sem os preceitos normais e rogando-lhe o auxílio do Astral Superior;
• Firmar os Anjos de Guarda; o seu e da pessoa a ser atendida;
• Exigir no local o mais absoluto silêncio e concentração.

A OFERENDA

Normalmente é feito no meio do Terreiro, em frente ao conga uma oferenda ao Orixá. Consideramos a oferenda como uma imantação das vibrações do Orixá nos sete reinos existentes. Para isso é colocado no chão uma toalha de pano branco ou da cor referente ao orixá ofertado. Sobre a toalha e ao seu redor são colocados os demais elementos, que serão “ofertados”, e que devem pertencer aos sete reinos.

OS REINOS

São a divisão que enquadra seres e coisas por relação de semelhança ou seja, o reino animal, vegetal, mineral e etc. Existem num reino uma grande subdivisão que permite distribuir os seres naturais em função das suas características comuns.

Abaixo um exemplo dos Reinos na Umbanda:

A- REINO DO FOGO, representado por VELAS. Onde todos devem acender suas velas, sempre mentalizando as qualidades do Orixá do Fogo que será o primeiro elemento a ser oferecido no ritual.

B- REINO DA TERRA, é representado por PEDRAS e cristais. Mantendo sobre o Congá uma “coroa” de pedras coloridas, que são os elementos representativos do reino. Colocado sobre a toalha, estendida no chão, as pedras que estão diariamente sobre o Congá.

C- REINO DO AR, é representado por INCENSO e os PONTOS CANTADOS. Acendemos sobre a toalha um incenso, e os pontos cantados serão entoados durante a cerimônia.

D- REINO DA ÁGUA, é representado pela ÁGUA e pela BEBIDA DO ORIXÁ. Que tradicionalmente é oferecida para o Orixá. Colocada em cima da toalha, do lado esquerdo, uma taça com água que sempre permanece sobre o Congá e do lado direito um copo com a bebida do Orixá.

E- REINO DAS MATAS, é representado pelas PLANTAS, FLORES e ERVAS. Para a oferta é colocado sobre a toalha uma espada, uma samambaia ou outras plantas e ervas na posição horizontal, estas plantas sempre ficam ao lado do Congá e neste dia é colocada na toalha. Já as flores são os iniciados trazem e serão dispostas ao redor da toalha e dentro de vasos que também guardarão as suas próprias ofertas.

F- REINO DA HUMANIDADE, é representado por todos os INTEGRANTES do terreiro onde estes ficam posicionados ao redor da oferenda e são participantes ativos desta cerimônia.

G- REINO DAS ALMAS, é representado pelo ORIXÁ do reino que será saudado neste dia. Também é representado por toda a ESPIRITUALIDADE ; os Caboclos, Crianças, Pretos Velhos etc. Mesmo não estando incorporados neste dia, estão presentes participando deste dia festivo.

Como apresentamos acima, cada reino é representado na oferenda e na vibração do Orixá que será saudado no dia.

Estudando a UMBANDA!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *