Natal.
O Natal é comemorado anualmente em 25 de dezembro.
As festividades do Natal no Brasil começam na véspera, no dia 24 de dezembro quando a família se reúne para a ceia e trocam presentes e mensagens de afeto.
A palavra Natal significa “nascimento” celebra -se o dia em que Jesus nasceu. Esta festa tornou -se tradicional por cunho religioso desde a época do Império romano.
O advento para a Igreja Católica significa “ chegada.”
De acordo com a Igreja o Natal tradicional além das “trocas de presentes,” este evento trás consigo através da população uma variedade de símbolos e cores.
Não sabemos ao certo quando iniciou este hábito porem as simbologias existem e mais populares são:
O Sino, a árvore de natal, a vela, a estrela de Belém, e o aclamado Papai Noel.
Nesta mesma tradição segue as cores que são: Verde, vermelho e predominando o dourado.
Papai Noel foi inspirado através das ações humanitárias do Bispo Nicolau. Sendo este canonizado por meio da igreja Católica passou a ser chamado de São Nicolau.
Anteriormente as comemorações de Natal costumavam durar até doze dias, conta a história que este foi o tempo quê durou para três Reis Magos encontrar o Menino Jesus.
UMBANDA
Já na Umbanda como a divindade Jesus é sincretizado por nossa cultura miscigenada como Oxalá. Sabemos que não são os mesmos mas, acreditamos que as emanações energéticas são parecidas, pois trabalham o mistério da Fé.
Dezembro é o mês onde o amor universal floresce, mesmo conscientes de que o Natal esta mais para comercio do que para o religioso, amigos e familiares se reúnem trocam presentes, trazendo alegria e paz. Muitas são as associações que buscam levar esperança e um pouco de alegria aos menos afortunados, sem os familiares por opção ou não. Durante o ano Igrejas, Templos, Terreiros e Ilês movimentam a fé do seres humanos incansavelmente. Desejamos que cada um faça a sua parte com muito amor universal; De uma boa olhada com olhos espirituais a seus irmãos humanos seus amigos e companheiros de jornada mas os olhe sem julgamentos, perdoem, tenha um carinho especial por cada um, respeitando os mais velhos e os mais novos e principalmente seus espaços. Família é primeira base o princípio de tudo.
Em nossa religião de Umbanda não há um ritual especifico para esse dia, diante disso pequenos ritos são feitos de acordo com a liturgia de cada dirigente, zeladores, pais e mães no santo. Nessa ocasião o importante é movimentar a Fé, Amor, Fraternidade, Esperança e Caridade. Que os sentimentos do Natal durem o ano inteiro, porque a crença em algo superior é a segunda base de um Todo.
DBS