“FINADOS” louvar ou ofertar?

O que significa finados?

“A palavra finado é um adjetivo que qualifica algo ou alguém que finou, que chegou ao fim, que está morto!”
Por esse motivo o Dia de Finados também é conhecido como Dia dos Mortos ou Dia de todas as Almas.

Quase todo humano de alguma forma celebra, louva ou oferta em um dia específico as “Almas” de familiares desencarnados antepassados aqui no Brasil é hoje dia 02 de novembro. É neste dia que os cristãos celebram o sentido perda do ente querido em corpo físico e os enaltecem com orações no corpo espiritual para a nova vida.

Falando um pouco sobre o catolicismo uma das bases da Umbanda, é bíblico a frase “do pó viemos ao pó retornaremos. Gênesis 3, 19 e Eclesiastes 3, 20”, com isso entendemos que a morte do corpo físico é fenômeno natural que atinge  todos os seres da Criação, mais cedo ou mais tarde, isto é fato!

Na Umbanda a homenagem ou trabalho é feito tanto para Mãe Iemanjá mãe da Geração (VIDA) como para o Pai Omulu senhor da (Morte). Estes dois Orixás são divindades escolhidas por Olorum (Deus), para auxiliar no corpo físico e no corpo espiritual de sua criação no planeta. Estes trabalhadores diaristas incansavelmente nos alimentam a vida e nos auxiliam no final com o repouso, o sono da tão temerosa “Morte”. Mãe da Vida e Senhor da Morte, juntos formam o equilíbrio dual do nosso Planeta. A dualidade existe em tudo que esta envolto no planeta!

Então porque temer esse nosso Pai orixá? Se nosso corpo físico no túmulo é sua última morada?

Já que desde quando nos entendemos por gente isto é tão natural, quando crescemos nos é ensinado que nascemos e um dia morreremos e ainda ouvimos mais, que esta é a única certeza que temos!

Se estamos ocupando um lugar no espaço chamado planeta, também teremos um ciclo- espaço entre nascer e morrer. Precisamos estar ciente de que a morte é somente a liberação do espaço ocupado e do invólucro físico. Depende de nós se a morte vai trazer dor ou não. Depende de nosso espírito se ao nascer vai ser com dor ou não. Tudo depende de como foi nossa trajetória no corpo físico aqui em nossa casa terra. Como vamos terminar este ciclo é independente de divindades e religião! Depende única e exclusivamente de cada um.


Esta divindade chamado Pai OMULU ora é homenageado ora é odiado e é necessário estar presente em nossos dias como o Senhor da Morte afinal alguém tem que fazer este trabalho. Assim é como todos nós temos um trabalho a realizar no planeta.


A Umbanda faz a homenagem a este Pai e as Almas, ofertando rezas, orações, preces, velas, cânticos, flores. Além de água e o milho de pipoca que são símbolos alimentar que significa Vida e Transformação. Somos gerados e nascemos através de uma bolsa d’água, corpo físico. No momento que nosso corpo físico morre somos apenas transformados de corpo para o plano espiritual. Sem esta passagem transitória não há transformação.

Na simplicidade, na fé individual, louvamos e ofertarmos no dia de finados os nossos antepassados, entes queridos, e com o coração cheio de saudades é lembrado quem ocupou um espaço em nossa família aqui no planeta terra.

Texto escrito em memória de todos os irmãos desencarnados que serão lembrados no dia de hoje.
Saravá. Axé.
Mãe Bia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *